quinta-feira, 28 de julho de 2016

Nariz entupido

Boa Noite  ,

Meninas
Tenho sumido esses dias  mas é que está meio corrido ainda estou me adaptando a vida de mãe de duas e dona de casa ao mesmo tempo.
Bibi está com o narizinho com muita secreção  devido ao tempo muito seco,  hoje vim aqui falar da importância de lavar o nariz do bebê com frequência devido a esse tempo.



O tempo seco e problemas respiratórios maltratam o nariz dos bebês, principalmente nos meses do outono e do inverno. E cabe aos pais fazer a higienização correta para que a criança não sofra com o famoso nariz entupido

"A higiene nasal é importante para facilitar a drenagem das secreções, eliminar partículas e até mesmo agentes infecciosos que podem se acumular nas vias aéreas superiores
O clima influencia muito nisso. "Em localidades e ocasiões em que o ar é poluído, assim como em ambientes muito secos, a hidratação se faz necessária, evitando alergias e infecções das vias respiratórias.
Mas como a criança tem todas as suas estruturas delicadas, é preciso tomar o máximo de cuidado ao higienizar essa região eu mesmo morri de medo de higienizar e machucar minhas bebês  é normal que surjam dúvidas  sobre quando e como fazer isso.

Devo fazer essa higienização com que frequência?

Ela deve ser feita todos os dias, de acordo com os especialistas. O que muda, na verdade é quantas vezes ela deve ser feita em cada dia. Isso depende das condições climáticas de cada região. Locais mais secos e/ou mais poluídos precisam de mais lavagens. Levando isso em conta, o pediatra Sylvio Renan recomenda que sejam feita entre 2 a 6 vezes. "Indica-se fazer a higiene pela manhã e à noite antes de dormir pelo menos", explica a pediatra Alessandra Miramontes.

Com que líquido devo fazer essa lavagem?

A água tem uma concentração de nutrientes diferente do nosso organismo, portanto usá-la direto pode irritar a mucosa nasal. Já o soro fisiológico é perfeito para esse fim, só é preciso tomar cuidado com o tipo. "Existem duas apresentações: o soro fisiológico puro e simples e acrescido de um conservante, geralmente o cloreto de benzalcônio. Atualmente há uma tendência a se abandonar o segundo por ser um pouco irritante da mucosa", diferencia o pediatra. A forma correta de utilizar é aplicá-lo com um conta gotas, enchendo entre um quarto ou metade dele.

Gosto muito de usar o aspirador nasal ajuda muito na limpeza das narinas 
Esse é o modelo que eu uso mas tem diversos modelos .

Como se usa o aspirador nasal?

O item é muito útil para evitar infecções causadas pelas secreções que ficam no nariz. Existe um tipo profissional e outro para uso em casa pelos pais, em formato de pera, com um bico de borracha, plástico ou silicone. O pediatra Sylvio Renan orienta os pais a como usar o aparelho. "Após a aplicação do soro, comprima o aspirador, encaixando-o em seguida à abertura da narina. Retiramos a pressão dos dedos na 'perinha' e, por aspiração a secreção é sugada para seu interior", ensina Sylvio Renan.

Como devo lavar e guardar esse aspirador nasal depois?

Mas a cada vez que o aparelho for usado, é preciso que ele também seja devidamente higienizado, e quanto antes, melhor! "A limpeza deve ser feita imediatamente, por lavagem com água corrente e sabão neutro, para se evitar crescimento de germes em seu interior", avalia o pediatra Sylvio Renan. Caso isso não seja feito, a lavagem acaba perdendo seu efeito de prevenir rinossinusites e outros problemas.

Posso evitar que o nariz do meu bebê fique entupido?

Além de fazer a higienização, outros cuidados são importantes para evitar problemas no nariz em qualquer época do ano. "Deve-se ingerir líquidos, evitar ficar em ambientes muito fechados e aglomerados, evitar oscilação térmica (como estar em um banho quente e sair em ambiente frio sem roupa), evitar ar-condicionado e aquecedores que ressecam o ar", enumera a pediatra Alessandra.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/familia/galerias/16367-nariz-entupido-do-bebe-saiba-como-fazer-a-limpeza-nasal/7



    domingo, 17 de julho de 2016

    Dia 13/06 Completou um Mês um mês de puro amor e muita gostosura ate parece que foi ontem que ela estava na minha barriga. Confesso que não gosto muito dessa fase de RN por que são muitos cuidados com umbigo cólica refluxo e noites sem dormir. Prefiro a fase de 3 meses em diante que é mais tranquila. Mas como passa rápido essa fase  vou curtir muito. Não me canso de olhar apertar e beijar minha bonequinha .

    quinta-feira, 7 de julho de 2016

    Hoje foi o dia do Papai dar banho na Bibi, fiquei com receio mas não podia negar. E não é que ele fez direitinho  na Duda só deu banho com 4 meses ai já estava mais fácil né.
    Mas graças a Deus ele se saiu muito bem.
    Essa brincadeira de dona de casa cansa viu, olha o tanto de roupa que eu lavei da Bibi e fora as da Duda.  Meu Deus é roupa que não acaba mais minha mãe fala que quem tem criança em casa lava roupa todos os dias e isso é verdade viu como elas sujam roupas. Bibi na fase que a fralda vaza e Duda na fase encardida de tanto brincar , mas ser mãe é isso o amor elas compensa todo o cansaço.





    quarta-feira, 6 de julho de 2016

    De filho único a irmão mais velho

    De filho único a irmão mais velho



    E como lidar o ciúme da irmã mais velha.


    Uma tarefa que exige muito amor e muita paciência também.,Duda a minha Princesa mais velha acabou de completar 2 aninhos uma criança dócil e muito amorosa que se transformou da noite para o dia. Reparei sua rebeldia ainda  ççna gravidez Duda  passou a me boicotar de algumas coisas que só fazia comigo,  como por exemplo  pentear seu cabelo ,depois da gravidez a Duda  não deixa mais eu nem encostar no cabelo dela.

    Ficou muito malcriada e arisca   estamos dando o máximo de atenção possível para ela  e mostrando o quanto ela  continua sendo  importante em nossas vidas.

    segunda-feira, 4 de julho de 2016

    E AS CÓLICAS ATACAM NOVAMENTE .


    Já perdi as contas de quantas noites eu não durmo com a Bibi chorando com cólica.Ai bate aquele desespero  de ver ela chorando já tentei varias posições mas parece que nada adianta Procuro não me desesperar para não  piorar a situação e deixar ela com mais cólica.

    Pesquisei alguns artigos sobre cólica e achei esse super interessante vale a pena ler .  



    O primeiro trimestre de vida dos bebês costuma ser um período de grande aprendizado para a mãe de primeira viagem e claro para de segundas e terceiras  kkk .
     Calor, frio, coceira, fome, tudo é motivo para choro - haja paciência! - e para desespero dos pais, quando a criança está trocada e já mamou, é comum culpar a cólica pelo inconveniente.
     "Esse sintoma é muito comum nesta fase, porque o sistema digestivo ainda não está pronto, os movimentos peristálticos (que empurram o alimento através do tubo) ainda são desordenados", afirma o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria. Além disso, o especialista lembra que há muita formação de gases - eles surgem porque, quando o bebê mama, acaba engolindo ar ou por causa da fermentação, mais acentuada ainda na digestão do leite de vaca. Restringir à dieta ao leite materno nos primeiros seis meses de vida (fase de amadurecimento do sistema digestivo e de cólicas mais fortes) é o primeiro passo para acalmar seu bebê. Mas nem sempre isso é suficiente e são necessários outros recursos para aliviar a dor -
     A funchicória, remédio que prometia dar fim ao problema, era um dos mais comuns. Composta por folhas de chicória, raiz de ruibarbo e flores de funcho, a fórmula foi novamente autorizada em julho de 2013 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Ela havia sido proibida desde abril de 2012. 

    De acordo com o órgão oficial, o problema do medicamento era não haver garantia do fabricante de que a quantidade do ativo em todos os produtos em pó era igual. Ainda assim, alguns especialistas ainda têm o pé atrás com o medicamento. "Além dos extratos de plantas, a funchicória possui sacarina, um adoçante muito usado por adultos com diabetes e que pode ter efeitos graves nos bebês", afirma o pediatra. De acordo com ele, nenhum estudo conseguiu comprovar o benefício da funchicória no combate à cólica, mas existem várias pesquisas identificando os efeitos nocivos da sacarina, principalmente no desenvolvimento de câncer. "A ação calmante da funchicória tem relação com a sacarina, que estimula a liberação do neurotransmissor serotonina (gatilho natural de bem-estar)".

    Mas se você ainda não está seguro e prefere substituir o uso dessa fórmula, especialistas indicam nove artimanhas saudáveis para livrar seu bebê da cólica.

    Dê de mamar no seio

    O pediatra Sylvio conta que essa é uma das maneiras mais eficazes de evitar as cólicas nos bebês. "O encaixe da boca da criança ao seio da mãe é muito melhor que ao bico da mamadeira", explica. Essa vedação faz com que o bebê engula menos ar durante a amamentação, reduzindo a formação de gases. Além disso, o leite materno também fermenta menos no sistema digestivo do recém-nascido em comparação com o leite de vaca.

      Dieta da mãe

      Mães de bebês com cólicas frequentes devem evitar alimentos com temperos muito fortes. Algumas substâncias presentes nos alimentos podem passar para o leite materno e chegar ao sistema digestivo do bebê, gerando cólicas. O pediatra Jorge Huberman, do Instituto Saúde Plena, de São Paulo, explica que alimentos como brócolis, couve-flor, repolho e cebola, apesar de serem ricos nutricionalmente, podem alterar o sabor do leite e causar desconforto e irritação ao bebê. Leite e derivados (queijos, iogurtes e até a manteiga) podem causar reações alérgicas no bebê, manifestadas de minutos a horas após a mamada, com sintomas como diarreia, irritações de pele, desconforto e gases. O chocolate, por conter cafeína e estimular a liberação de serotonina, também pode causar irritabilidade e aumentar os movimentos intestinais do bebê. Carnes vermelhas, por serem digeridas mais lentamente, podem ocasionar gases. E as leguminosas - feijões, grãos, favas e lentilhas, apesar de serem bastante nutritivas, podem ocasionar formação de gases. "O ideal é fazer uma lista com os alimentos que você costuma consumir e mostrá-la ao médico, perguntando se algum deles pode causar cólica no bebê".

        Banho morno

        Um banho morno, mais para quente, acalma o bebê. A temperatura amena relaxa o corpo todo, até o sistema digestivo, que passa a sofrer menos com os movimentos peristálticos irregulares. "Esses movimentos no bebê estão presentes em dois sentidos, tanto da boca em direção ao ânus quanto do ânus em direção à boca", explica Sylvio Renan. "Evite essas contrações dolorosas com a água morna, mesmo se a cólica vier de madrugada", afirma o pediatra. Para isso, vale deixar um kit-banho preparado se surgir uma emergência e ter um aquecedor no quarto para o bebê não se assustar com o choque térmico.

        Segure de bruços

        Faça o famoso aviãozinho com o seu filho: segure o bebê de bruços, apoiando seu braço embaixo da barriguinha dele. Os bebês adoram essa posição diferente do tradicional e o aquecimento na barriga ameniza a dor. Também vale deitar o bebê de bruços na cama ou no berço, sempre com o cuidado de deixar o rosto livre para respiração.

        Movimente o bebê

        Quanto um adulto tem o intestino preso, o médico recomenda uma caminhada para estimular o funcionamento do intestino. Como o bebê não anda, flexione as perninhas dele em direção ao peito e movimente, como se ele estivesse pedalando uma bicicleta imaginária. O exercício manda embora os gases que provocam o desconforto.

        Massagem

        Uma boa massagem no abdômen do bebê, além de aquecer a região e aliviar a dor, favorece a movimentação intestinal, além da eliminação de gases e fezes. Faça movimentos circulares ao redor do umbigo no sentido do relógio

        Mantenha o bebê aquecido

        Bolsas de água quente e até o aquecimento com cobertores ajudam a aliviar a cólica, principalmente porque o bebê relaxa o corpo todo e acaba com a tensão também do tubo digestivo.
        FONTE :  
        http://www.minhavida.com.br/familia/galerias/15349-alivie-a-colica-do-bebe-sem-precisar-de-funchicoria/9

        sexta-feira, 1 de julho de 2016

        E claro que comigo não poderia ser diferente né.
        Bibi acorda sei lá varias vezes  na noite  para mamar e fora as cólicas que ela está sentindo tadinha.
        Durmo praticamente sentada estou com o cóccix  até dolorido kkkkk, essa noite ela chorou muito e me rendi ao remédio sei que os médicos não gostam muito que de remédio mas não tive para aonde correr ela chorava muito.
        Então dei uma gotinha de Tylenol e enfim ela dormiu um pouco e eu  pude cochilar , espero que essa fase passe logo com saudades das minhas noites de sono.